quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ella Enchanted, 2004

Maddy, amiga, muitos parabéns pela fantástica edição de imagem que fizeste. Gostei tanto que em vez do poster original, pus a tua edição como imagem na publicação. ;)


Sinopse:

"Quando Ella nasceu, foi abençoada pela sua fada madrinha com o dom da obediência, que é ao mesmo tempo uma maldição.
Ella tem de obedecer a tudo o que lhe ordenarem, por mais disparatado ou malévolo que seja.

Quando ela era criança, já era mau, mas tudo piora quando, passado alguns anos depois da morte da sua mãe, o seu pai se volta a casar e traz para casa uma madrasta cruel e duas meias-irmãs sinistras, que ao descobrirem o dom de Ella, aproveitam para que ela faça tudo o que elas querem.

Farta de sofrer às mãos de todos, Ella foge de casa com um livro mágico, à procura da fada madrinha para lhe pedir que retire o indesejado dom.

Durante a sua viagem, Ella entra em perigosas e sombrias florestas nas quais encontra um mundo de fantasia, um belo príncipe e as mais estranhas personagens (tais como duendes, anões e gigantes) que a irão ajudar."


Bem, para não variar muito, lá venho eu aqui falar de mais uma comédia romântica.

Revi este filme por causa duma maratona de filmes que estou a fazer, proposta num dos grupos do facebook em que estou inserida.

O grupo é sobre um casal da série Once Upon a Time, e o filme, que tem um pouco de contos de fada, pode ser associado a esse casal. O casal de que falo são a Emma Swan e o Captain Hook de Once Upon a Time.

Ella Enchanted pode ser considerada mais uma das tantas adaptações modernas da história que tão bem conhecida é por nós, a Cinderela.

Com Anne Hathaway e Hugh Dancy nos papéis principais, este é mais um filme sobre a história duma rapariga, Ella, que depois de passar uma vida toda a obedecer a todas as ordens que lhe são dadas, parte numa jornada para mudar a sua vida duma vez por todas. No caminho, encontra um duende que quer ser advogado, um príncipe com um clube de fãs, ogres com um apetite fora do normal e gigantes a meio dum casamento, que fazem da sua viagem muito mais divertida.

O príncipe heróico salva a rapariga obediente umas quantas vezes, antes de ambos seguirem viagem juntos. 
A rapariga obediente surpreende o príncipe, que não está habituado a raparigas com ideias e pensamentos fortes e inteligentes.

Como já deve ter dado para reparar, eu sou adepta deste tipo de filmes, comédias românticas, contos de fadas modernos onde apesar de haver um príncipe, a mulher tem ideias próprias e sabe defender-se sozinha, tal como as princesas de Once Upon a Time. 

Quem vê a série sabe do que falo.

Para não variar, no filme há um vilão que tenta matar o príncipe, duas irmãs maldosas e uma madrasta irritante. 
Uma fada do lar que transformou o namorado em livro, uma fada madrinha com pouca aptidão para conceder dons e um pai que com um título mas sem dinheiro.

Por muito que seja um cliché, como tantos outros que estamos habituados a ver, eu gosto bastante do filme, principalmente porque sou fã dos dois actores principais, que tanto têm evoluído na sua carreira.

Se querem passar um momento divertido, onde as gargalhadas e o romance vão estar presentes a cada minuto, aconselho que vejam o filme, porque tenho a certeza que não se vão arrepender.

(Já para não falar na excelente oportunidade que têm para ouvir a Anne Hathaway cantar e encantar a música “Somebody to Love” dos Queen e de um narrador com rimas super engraçadas. ;) )

P.S.: Para quem não assiste Once Upon a Time, aconselho a todos que façam um esforço de ver a série, porque ela é realmente fantástica e surpreendente em todos os episódios. 
O que vou escrever a partir daqui vai ser relacionado com a série e com o filme, portanto, quem não vê a série provavelmente vai perceber muito pouco do que eu vou escrever xD

Agora para as minhas/meus amigas/os Captain Swan, vamos falar de paralelos? :b

Que tal falarmos da forma como o Char salva a Ella que me fez lembrar imenso a forma como o Charming salva a Snow?

Ou a forma como a Ella trata da ferida do Char que me fez lembrar a forma como o Killian trata a ferida da Emma?

“Um conto de fadas também revela uma espécie de verdade.” ~ Alguém se lembra do Mad Hatter nesta frase ou sou só eu? :b

Eu lembro-me perfeitamente do que o Jefferson disse à Emma no episódio 1x17, que de certa forma vai de encontro à frase de cima ~ Jefferson: Histórias…Histórias? O que é uma história? No secundário aprendeste sobre a Guerra Civil?
Emma: Sim, claro.
Jefferson: Como? Por acaso, não leste num livro? Esse livro será mais real que os outros?
Emma: Os livros de História baseiam-se na História.
Jefferson: E os livros de contos baseiam-se em quê? Imaginação? E de onde vêm? Tem que vir de algum lugar. Sabes qual é o problema com este mundo? Todos querem uma solução mágica para os seus problemas, mas todos se recusam a acreditar em magia. “

Adoro a Mandy, a fada do lar desastrada xD 
E estou totalmente de acordo com ela nesta frase quando ela exige a fada madrinha da Ella que lhe retire o dom da obediência (mas claro que não resulta.) : “Retira-o. É terrível sermos obrigados a fazer o que nos mandam.” ~ Sinceramente? Acho que não nasci com o dom da obediência xD

“E lembra-te, não importa o que te disserem para fazeres, olha para ti própria, Ella. O que está dentro de ti é mais forte do que qualquer feitiço.” ~ Quando a mãe da Ella lhe diz esta frase antes de morrer, aquilo que me veio à cabeça foram duas frases que são muitas vezes ouvidas em Once Upon a Time: “Todos os feitiços podem ser quebrados.” & “O verdadeiro amor é a magia mais poderosa de todas.” , neste filme, estamos perante essa realidade, pois o feitiço foi quebrado porque o verdadeiro amor prevaleceu e a Ella conseguiu salvar o seu príncipe, salvando-se também a si própria.


Espero que tenha gostado! Até ao próximo filme da maratona! :D

«Sandy»

Sem comentários:

Enviar um comentário